Medicina molecular, medicina nuclear e medicina quântica

Já escrevi alguns artigos a criticar determinadas práticas ou supostas formas de medicina. No entanto tenho de admitir que para um leigo fica difícil distinguir estas diferentes práticas pelo nome. O uso abusivo que se faz com determinados termos científicos torna difícil ao leigo distinguir a realidade da pura ficção.

Os meus estudos em medicina nuclear e em medicina chinesa permitem-me um determinado conjunto de conhecimentos que a maioria da população não tem acesso. Para mim é fácil distinguir o trigo do joio quando abordo este tipo de problemas. Pelo menos na maioria das vezes.

3 tipos de medicina?

O nome do artigo faz referência a 3 tipos de medicina. Dois deles são campos da medicina convencional e outro é uma simples fraude. Mas olhando só para os nomes fica difícil distingui-los. Conhecer a física em que se baseiam é ainda mais complicado – o que não significa que seja inacessível.

Neste artigo vou dar algumas dicas de como o leitor poderá verificar se o tipo de medicina que lhe vendem é verdadeiro ou não. Chamo a atenção que este conjunto de avisos é para leitores leigos que não estejam interessados no jargão técnico e pretendam somente uma forma rápida de verificar se uma destas formas de medicina é verdadeira ou falsa.

1 – Escreva a palavra-chave em causa e observe os resultados. Use “medicina molecular” ou “Medicina quântica”

Utilize uma palavra-chave que queira analisar: medicina nuclear, medicina quântica, medicina molecular são os 3 exemplos deste artigo.

Se for uma forma de medicina válida o mais provável é surgirem links no Google para a wikipédia, links para departamentos médicos ou universitários, links para associações profissionais.

Caso seja falso levará a links para sites específicos sobre aquele produto e, na maioria das vezes, com o intuito de vender o mesmo.

2 – Faça a mesma pesquisa e veja nas imagens

Vai obter resultados completamente diferentes. Caso se fale de uma forma de medicina realmente válida vai encontrar nas imagens: esquemas biológicos complexos, imagens de instrumentação complexa, esquemas e gráficos retirados de literatura científica, diversas imagens provenientes dos estudos efetuados.

No entanto caso se fale de uma forma de medicina falsa irão surgir imagens do corpo humano com raios e associada a imagens de fractais ou a planetas, imagens de planetas e sistemas solares, imagens de modelos, fotografias de aparelhos “médicos” simples que cabem numa mala.

3 – Procure a sua palavra chave associado a fraude: “medicina molecular é fraude?”

Se associar, numa pesquisa do Google, a palavra chave que procura (medicina nuclear, medicina quântica ou medicina molecular) com outras palavras chave (fraude, scam, etc…) poderá ter uma noção da aceitação de determinada forma de medicina.

Se for falsa vai encontrar sites e blogs a denunciar o produto como falso. Se for verdadeira não vai encontrar nada (pelo menos relacionado diretamente com a palavra chave).

4 – Procure associações entre máquinas de alta tecnologia com teorias holísticas

Quando notar que o aparelho de determinado tipo de medicina está sempre associado a uma grande publicidade holística e quando se fizer uso constante do termo energia ou do ser humano em vários planos (emocional, físico, psíquico, etc…), se estiver associada a termos espirituais então o mais provável é estar em frente a uma fraude new age.

5 – Em última instância ligue para um 2 ou 3 hospitais e pergunte se tem um departamento com esse nome

É o mais fácil para quem não quer perder tempo a verificar se determinada publicidade que viu é verdadeira ou não. Se estiver a falar de uma forma de medicina com tecnologia realmente válida então de certeza que irá encontrar hospitais com departamentos vocacionados para essas áreas.

Por exemplo experimente ligar para um hospital e perguntar se tem algum departamento de medicina nuclear ou medicina molecular. Depois ligue para mais dois ou três hospitais e pergunte o mesmo.

Se quiser de seguida ligue para esses hospitais e questione acerca da existência de um departamento de medicina quântica. Vai ver que as respostas são muito diferentes.