Nuno Rebelo Lemos2019-01-17T12:00:11+00:00

Apresentação

O meu nome é Nuno Duarte Rebelo de Andrade e Lemos. Sou formado em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Nanjing (China). Também sou diplomado em Osteopatia pelo ITS. Nos últimos anos tenho desenvolvido uma extensa atividade de escrita online com mais de 1000 artigos publicados sendo este site um culminar de muitos desses anos de escrita.

Ao longo dos anos tenho desenvolvido interesses clínicos em áreas como Acupuntura Clinica, Acupuntura contemporânea, Assepsia Clinica, Ética Clinica, Osteopatia e outros interesses em termos de investigação científica, ensino e divulgação.

Desenvolvi atividade clinica privada em diversos locais de Portugal como Lisboa, Évora, Cascais, Santa Iria da Azóia, etc…

De momento encontro-me a exercer Medicina Chinesa e acupunctura em Lisboa no Campo pequeno (Gabinete Nuno Lemos ), Amadora (Gabinete de Fisioterapia do Desporto).

Interesses pessoais

Desenvolvi estudos em Medicina Chinesa (licenciatura pela Universidade de Nanjing), Medicina Nuclear (licenciatura e mestrado pela ESTeSL) e Osteopatia pelo ITS (atual Instituto Borges de Sousa).
Tenho participado em diversos workshops e encontros profissionais tendo feito formações secundárias em áreas como escrita criativa, posturologia clinica e hipnose conversacional.

Existem vários projetos em que participei ao longo dos anos e que me são mais chegados. Destacaria:
1 – Participação no projeto Vivanaturalmente com perto e 500 artigos escritos.
2 – Desenvolvimento da atividade de docência na ESMTC ao longo de 10 anos.
3 – Escrita online com mais de 1000 artigos publicados em sites pessoais que culminam no site atual.
4 – Projeto de mestrado em Radiofarmácia sobre fitoquímicos radiosensibilizantes.

Ao longo dos anos tenho desenvolvido muito interesse na componente de investigação científica. Dos vários aspetos científicos pré-clínicos ou clínicos que me tem chamado mais a atenção destacaria:
1 – Desenvolvimento e novas abordagens de acupuntura clinica.
2 – Estudo de fitoquímicos com capacidades radioprotetoras (tese de licenciatura em Medicina Nuclear).
3 – Uso de fitoquímicos radiosensibilizantes acoplados a nanopartículas e conjugados a anticorpos para potencializar os efeitos da radioimunoterapia (tese de mestrado em radiofarmácia).
4 – Estudo das propriedades dos fitoquímicos e relação com classificação tradicional chinesa.
5 – Estudo de propriedades radioprotetoras, radiorecuperadoras e radiosensibilizantes de diferentes fitoquímicos e forma de criar abordagens personalizadas de forma a potencial tratamentos de radioimunoterapia.

Interesses profissionais

O meu grande interesse profissional prende-se com a prática clinica. Com mais de 10 anos de experiência em prática clinica ganhando imensa experiência no tratamento de diversas maleitas (dor, paralisia facial, cólon irritável, infertilidade, etc…) também ganhei experiência no acompanhamento e maturação de alunos na prática clinica.

Ao longo dos anos tenho adotado e personalizado novas abordagens da acupuntura no tratamento da dor e recuperação neuro-muscular tendo concebido métodos de raciocínio de acupuntura clinica de acordo com o sistema nervoso e miologia funcional.
O meu trabalho também se tem pautado pelo desenvolvimento de uma abordagem mais personalizada assente na utilização simultânea de vários paradigmas de raciocínio clínico. É comum associar raciocínio neurofisiológico da acupuntura contemporânea com o raciocínio biomecâmico e neurofisiológico da osteopatia chinesa, assim como associar diferentes terapêuticas.

Ao longo de 10 anos fui o responsável pelo desenvolvimento e maturação das cadeiras de Acupuntura Clinica I e Acupuntura Clinica II da ESMTC ajudando esta instituição a tornar-se numa referência nacional.
Também fui o criador dos cursos de Acupuntura para Fisioterapeutas que se tornaram referências nacionais.
De 2014 a 2016 criei a empresa Aposta Saudável dedicada ao ensino de acupuntores tendo, criado e lançado cursos exclusivos em Portugal.

Currículo do terapeuta Nuno Rebelo Lemos em imagens

Porque uma imagem vale mil palavras ficam uns milhares de palavras em algumas imagens.

Sites do terapeuta Nuno Rebelo Lemos

Porque a beleza é importante no dia a dia construí diferentes sites de saúde onde se mistura elegância, minimalismo, funcionalidade e simplicidade.

Cursos criados e lançados pelo terapeuta Nuno Rebelo Lemos

Assumimos o compromisso de inovar e trazer para todos os acupuntores formações avançadas que lhes permitam chegar a níveis de especialização que os distingam.