Tratar insónia e a minha experiência clinica

Ao longo dos anos tenho tratado muitos casos de insônia. Já observei todo o tipo de respostas ao tratamento de acupuntura para insónia, desde o paciente que se trata numa sessão, ao paciente que não respondeu a nenhum tratamento, ao paciente que volta e meia precisa voltar a fazer tratamento de acupuntura para dormir bem. As respostas dos pacientes a tratar insónia com acupuntura é muito variada.

Ao longo dos anos e olhando para os meus casos clínicos notei que ganhei preferência por um determinado conjunto de técnicas desde acupuntura tradicional à acupuntura contemporânea. Na acupuntura tradicional alguns pontos são usados na maioria dos pacientes, independentemente do padrão clinico e outros aplico mais na presença de um determinado padrão clinico. Apesar de ser uma abordagem que já não uso também a irei aqui discutir e apresentar semelhanças e diferenças.

Tratar insónia com acupuntura tradicional chinesa

Os meus pontos de acupuntura favoritos para tratar insónia

Pontos como Anmian, Yintang, 24VG, 7C e 6MC costumam fazer parte do meu inventário regular. De notar que os pontos na cabeça como Anmian, Yintang, 24VG, 23VG, 20VG, 13VB são muito importantes.

Nos meridianos do coração e pericárdio costumo variar algumas vezes ao tratar insónia. Assim posso usar 7C, 6C, 5C ou 5MC, 6MC, 7MC. Estes pontos de acupuntura podem ser usados para se complementarem ou isoladamente. Por norma uso os pontos 6MC e 7C mas não os considero superiores aos outros pontos mencionados.

Depois faço adições consoante a presença de determinados padrões clínicos:

No vazio de yin é comum associar os pontos 6BP, 6R e/ou 9R. Mais uma vez posso usá-los isoladamente ou em combinação.

O ponto 6BP é o mais conhecido e costuma ser usado por muitos acupuntores no protocolo base para tratar insónia. O ponto 6R é o ponto de abertura do meridiano maravilhoso yin qiao mai e o 9R é o ponto de emergência do meridiano maravilhoso Yin Wei Mai.

Apesar de não usar chamo a atenção para a combinação 6R, 62B e 1B. Esta combinação é baseada nos meridianos maravilhosos. Alguns alunos meus tem-na usado com sucessos muito interessantes.

Na estagnação de qi é comum usar os pontos 13VB e 34VB. Qualquer padrão que afete o fígado ou vesícula é tratado com o 13VB, para tratar insónia, associado a outro ponto do meridiano. Deixo alguns exemplos abaixo:

13VB-34VB – tratar insónia por estagnação de qi do fígado. Outros pontos que podem ser usados em vez do 34VB, ou em associação ao mesmo: 40VB, 41VB.

13VB-43VB – insónia por plenitude calor do fígado e vesícula biliar

13VB-34VB-43VB – tratar insónia por estagnação com calor ou humidade-calor no fígado e vesícula.

Apesar de eu não usar é possível usar sempre a combinação 13VB-39VB para insónia quando esta se encontra associada a padrões do fígado e vesícula.

Pontos de acupuntura do fígado devem ser aplicados em associação com os pontos do pericárdio (jue yin). No entanto deve-se dar mais atenção aos pontos do pericárdio uma vez que são mais importantes para tratar a insónia.

No vazio de sangue é costume associar pontos 17VC, 15B e 17B. Muitas vezes prescindo do ponto 17B dando muita atenção aos pontos do pericárdio.

Em pacientes que ressonam costumo usar o 23VC e em pacientes com apneia de sono costumo usar o 22vc ou uma combinação de 22VC e 23VC. No entanto tive poucos pacientes com estes sintomas e as respostas ao tratamento nunca forma tão estáveis quanto a resposta da insónia aos tratamentos.

Apesar de tentar personalizar o protocolo ao máximo dando atenção a todos os princípios terapêuticos estes acabam sempre por ser mais ricos em termos de acalmar a mente do que propriamente dito atuar por completo nos padrões clínicos.

Tratar insónia com acupuntura contemporânea

O tratamento da insónia com acupuntura contemporânea fundamenta-se num conceito conhecido como homeostasia autonômica. Neste caso interessa-me harmonizar alterações existentes entre o Sistema Nervoso Simpático e o Parassimpático.

Para tal recorro a algumas técnicas como a neuromodelação periférica; dermoneuromodelação vagal, puntura para relaxamento da fascia craneana e relaxamento muscular facilitando a vascularização cerebral e eliminação de tensão muscular em grupos musculares específicos.

É uma abordagem mais simples, menos trabalhosa porque obriga a saber mais de sistema nervoso e não exige tanto tempo de estudo relativamente a diagnósticos (que não são adaptados à acupuntura) ou pontos (que muitas vezes são desnecessários) nem raciocínio que leva muitas vezes a abstrações semiológicas sem real valor clínico.

Tratar insónia com fitoterapia chinesa

Muito do trabalho relativo aos padrões clínicos é feito com matéria médica (vulgo fitoterapia).

A fórmula de fitoterapia tradicional chinesa base que costumo usar é a tian wang bu xin dan da gama bob flaws. Esta é sem dúvida a melhor formula de fitoterapia chinesa para se tratar insónia.

Tem outra fórmula importante que é a An Shen Wan mas por norma uso a tian wang bu xin dan.

Posso usar esta fórmula isoladamente ou em combinação com outras.

No vazio de yin associo a fórmula à liu wei di huang wan.

No vazio de sangue associo a fórmula à fórmula si wu tang.

Na estagnação de qi do fígado associo com xiao yao san.

Numa fase inicial prefiro usar somente acupuntura ao tratar insónia. Se conseguir tratar o caso sem prescrever fitoterapia melhor. Melhor na medida que o paciente não gasta tanto dinheiro e não toma produtos de fitoterapia desnecessariamente. Mas em muitos casos isso fica mais difícil e a toma da matéria médica (fitoterapia) torna-se imperiosa.

Tratar insónia: conclusão sobre a minha experiência clínica

A insónia é uma das indicações clinicas mais comuns nos nossos gabinetes. É possível tratar insónia recorrendo tanto à acupuntura tradicional chinesa como à acupuntura contemporânea. Também é possível combinar acupuntura com fitoterapia apesar da fitoterapia tornar o tratamento mais caro e em alguns casos promover efeitos bioquímicos e neurofisiológicos que não são esperados. Se eu conseguir tratar bem sem fitoterapia melhor. E o leitor prefere usar acupuntura ou fitoterapia? Quantas fórmulas costuma prescrever por paciente? Tem alguma fórmula favorita?

Outro ponto importante que podemos passar a alguns pacientes tem a ver com técnicas para dormir desde o uso de aplicativos a sons específicos para induzir sono profundo.