dúvidas sonolentas sobre insônia na medicina chinesa

Recentemente uma leitora do blogue, no texto “Conheça os sintomas de Vazio de Sangue” colocou uma boa questão. Interrogou-se ela:

1.      Boa tarde Nuno.
mas no que diz respeito á insônia sempre ouvi o contario, que a dificuldade em adormecer seria devido a vazio de yin, pois o yang nao permitia que a pessoa encerre os olhos, ja no vazio de sangue seria acordar durante a noite devido a sono leve uma vez que o sangue em deficiencia nao permite o enraizar o hun, e dai que a pessoa desperta.
abraço
Joana

Antes de tudo, gostaria de agradecer à Joana por ter colocado tão excelente questão. Na realidade a resposta a esta questão fez-me fazer uma investigação mais aprofundada acerca da insônia na medicina chinesa que culminou no presente texto. Por outro lado devo avisar o leitor que este texto acabou por se prolongar ao longo de 10 páginas pelo que é um pouco comprido. Aconselha-se o texto mais aos profissionais no estudo da insônia na medicina chinesa que aos interessados leigos.

Insônia na medicina chinesa pode significar: dificuldade em adormecer, acordar várias vezes à noite e adormecer novamente, acordar várias vezes à noite e apresentar dificuldade em adormecer, acordar cedo de mais e não dormir, sono inquieto ou, pura e simplesmente, não conseguir dormir. Alguns autores não fazem uma descrição tão pormenorizada da insônia.

De acordo com o que está expresso na obra Practical Diagnosis in Tradicional Chinese Medicine de Tietao Deng, vem expresso no Ling Shu: Kou Wen Pian:

“Na terminação do yang qi, o yin qi é exuberante. Isto resulta no encerramento dos olhos. Na terminação do yin qi, o yang qi encontra-se exuberante. Isto resulta em acordar.

Uma vez que o yang governa a vigília e o yin governa o sono, considera-se que a existência da insônia na medicina chinesa se deve a um aumento do yang e a uma diminuição do yin.

Umas linhas mais à frente o autor cita Lei Zheng Zhi Cai: Bu Mei Lun Zhi:

“quando o movimento do yang qi é calmo, então existe sono; quando a imobilidade do yin qi se move, então a pessoa mantêm-se acordada. Quando existe insônia, a doença deve-se à não interacção do yang com o yin.

O que aqui foi transcrito está em relação com o que se ensina na cadeira de Teoria Básica e Acupuntura Clínica, relativamente aos meridianos maravilhosos. De acordo com esta teoria o meridiano maravilhoso Yang Qiao Mai leva o yang para os olhos e o Yin Qiao Mai leva o yin para os olhos.

Por isso se pode usar a combinação 62B, 6R e 1B no tratamento da insônia na medicina chinesa. O ponto 62B é o ponto de abertura do meridiano Yang Qiao Mai e o 6R é o ponto de abertura do meridiano Yin Qiao Mai. O ponto 1B é um ponto que pertence a estes 2 meridianos maravilhosos. Em casos de insônia (o yin não chega aos olhos) dispersa-se o yang (62B) e tonifica-se o yin (6R) e em casos de sonolência (quando o yang não chega aos olhos) suplementa-se o yang (62B) e dispersa-se o yin (6R).

Além do yin e o yang os padrões de sono também se devem compreender enquadrados na teoria dos 5 elementos, pois existem órgãos importantes relacionados. O coração governa o espírito, a vesícula biliar é responsável pela nossa capacidade de tomar decisões, o fígado relaciona-se com o sangue e hun, o rim com a essência (logo com o cérebro – ver texto sobre vísceras especiais). Uma vez que o coração é considerado o imperador dos órgãos considera-se que a sua relação com o sono é a mais importante.

Uma outra citação dos clássicos é mostrada mais à frente, nomeadamente do Zhang Jin Yue:

“Apesar de não existir uma doença que cause a insônia, é governada pelo espírito. Quando o espírito é calmo, existe sono; quando o espírito está agitado, então existe insônia. O espírito fica agitado devido à agressão do qi patológico (evil) ou pela construção deficiente do qi. Quando existe patologia (evil), existe, geralmente, um padrão de excesso (repletion). Quando não existe excesso (repletion) então existe um padrão de vazio.

Outras obras apresentam, igualmente, estudos dos clássicos. Por exemplo, Giovanni Maciocia, na sua obra A Práctica da Medicina Chinesa (tradução brasileira) refere o capítulo 46 do clássico Simple Questions:<

“Quando um indivíduo deita e não consegue dormir [isto significa] que os órgãos yin estão prejudicados, [então] a essência não tem residência e não é sossegada, e o indivíduo não consegue dormir”.

O autor continua citando desta vez Tang Zong Hai:

“À noite, durante o sono, a Alma Etérea retorna ao Fígado: se a Alma Etérea não estiver em paz, ocorrem muitos sonhos.

Esta citação parece estar de acordo com o que vários autores dizem relativamente ao sono repousante ou à presença de sonhos mas não nos pode informar muito sobre as características da insônia na medicina chinesa que queremos analisar. De qualquer forma chama-nos a atenção para uma característica particular que poderá ser útil na análise posterior da diferenciação de padrões clínicos.

De acordo com Maciocia dificuldade em adormecer é característico do vazio de sangue e acordar durante a noite, característico de vazio de yin. Acordar cedo demais indica deficiência do coração e vesícula biliar.

No entanto parecem existir algumas diferenças nas análises de diferentes autores quantos e estuda a insônia na medicina chinesa. Um dos problemas está sem dúvida na tradução, uma vez que uma coisa é o que uma pessoa entende de um clássico. Outra pessoa pode ter opiniões diferentes. Por outro lado os nossos livros já são traduções feitas para inglês e algumas para brasileiro (estas sendo as piores traduções que se podem encontrar).

Na diferenciação abaixo passamos por analisar a obra de tietao deng e depois analisamos a obra de Giovanni Maciocia assim como outros autores. Os sintomas serão então comparados.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DOS PADRÕES CLÍNICOS DA INSÔNIA NA MEDICINA CHINESA

PADRÕES CLÍNICOS DE EXCESSO

Calor no padrão de construção
Tietao Deng: A insônia manifesta-se como dificuldade em adormecer, acordar facilmente após adormecer, ou sono agitado, acompanhada de sintomas de calor como calor no corpo em particular à noite.
Maciocia (este padrão está traduzido como calor residual no diafragma): sono agitado, acordar durante a noite, agitação mental, não se conseguir deitar ou sentar, sensação de plenitude no tórax, desconforto epigástrico e regurgitação ácida, língua vermelha, pulso profundo e rápido.

Estagnação de qi do Fígado com produção de calor
Zhixian: dificuldade em adormecer, incapacidade em dormir, sonhos intensos, irritabilidade e susceptibilidade a acessos de raiva, sabor amargo na boca, olhos vermelhos e congestionados, obstipação, urina escura, língua vermelha com capa amarela e pulso rápido e tenso.
Desarmonia do qi do estômago
Dificuldade em adormecer à noite, que costuma ocorrer após comer uma refeição muito pesada. Outros sintomas como dilatação abdominal, eructações, gastralgia que agrava após as refeições e com palpação ou distensão abdominal.

Estagnação de qi e mucosidades da vesícula biliar
Dificuldade em adormecer, acorda facilmente após adormecer e tem dificuldade em voltar a dormir ou acorda frequentemente com medo. Tonturas, agitação, irritabilidade, palpitações desencadeadas por medo, sabor amargo na boca, pulso deslizante e língua vermelha com capa amarela.

Mucosidade-calor
Tietao Deng: Dificuldade em adormecer, pesadelos, acorda frequentemente com medo dos sonhos, dificuldade em dormir de todo em casos mais graves. Irritabilidade, agitação, discurso incoerente, choro anormal, delírios, riso descontrolado, obstipação, urina escura, língua vermelha com capa amarela e pegajosa, pulso deslizante, em corda, rápido e cheio.
Maciocia: sono agitado, debater-se durante o sono, sonhos desagradáveis, sensação de peso, tonturas, sensação de opressão torácica, náuseas, ausência de apetite, palpitações, agitação mental, sabor gorduroso na boca, língua vermelha com capa amarela e pegajosa, acompanhada de rachadura no estômago, pulso deslizante e rápido.
Zhixian: dificuldade em adormecer, incapacidade em dormir de todo,  desencadeado por dieta imprópria, sensação de peso na cabeça, expectoração abundante, perda de apetite, eructações, tonturas, pulso deslizante e rápido.

Plenitude Calor do Fígado
Tietao Deng: Insônia, sono não repousante, pesadelos. Cefaleia e sensação de distensão na cabeça, tonturas, olhos vermelhos, zumbidos, indiferente às consequências da suas acções, impaciente, irritabilidade ou com acessos de raiva, dor no hipocôndrio, obstipação, urina escura, língua vermelha com capa amarela, pulso rápido e em corda.
Maciocia: sono agitado, sonhos desagradáveis, pesadelos, sonhos com incêndios, irritabilidade, sabor amargo na boca, cefaleia, sede, urina escura, fezes secas, tonturas, língua vermelha com capa amarela e seca, pulso em corda e rápido.

Plenitude Calor no Coração
Tietao Deng: Dificuldade em adormecer à noite ou acordar facilmente após adormecer com dificuldade em voltar a dormir. Palpitações, aceleração do ritmo cardíaco, agitação, irritabilidade, mania, discurso incoerente e incapaz de medir as consequências dos seus atos, face vermelha, língua com ponta vermelha e possivelmente aftas muito dolorosas na boca e língua.
Maciocia: acorda durante a noite, pesadelos, sonhos com voos, agitação mental, sabor amargo, sede, úlceras na língua e palpitações, língua vermelha com ponta mais vermelha e pontos vermelhos e capa amarela, pulso rápido e flutuante na posição frontal esquerda.

PADRÕES CLÍNICOS DE VAZIO

Vazio de sangue do coração
Tietao Deng: Insônia é caracterizada por sonhos frequentes e sono não repousante. Palpitações, perda de memória, língua fina, pálida e pulso fraco.

Vazio de sangue do fígado
Tietao Deng: A insônia caracteriza-se por sonhos frequentes e acordar facilmente após adormecer com medo. Olhos secos, visão nublada, sensação de areia nos olhos, unhas pálidas, face pálida e pele seca, tonturas, lábios pálidos, língua pálida e pulso fraco e fino.

Deficiência da essência do rim
Tietao Deng: Insônia caracterizada por sonhos frequentes, acordar facilmente após adormecer e sono não repousante. Face pálida e pele seca, queda de cabelo prematura, cabelhos brancos ou grisalhos em idade prematura, dentes soltos e perda anormal de dentes, debilidade da zona lombar e dos membros inferiores, astenia, apatia.

Vazio de yin
Tietao Deng: Insônia caracterizada por sonhos frequentes que duram a noite toda, pode nem dormir nada em casos severos, agitação cardíaca mais severa à noite. Agitação, emissões seminais, palpitações, sudação nocturna, debilidade dos membros inferiores, tonturas, calor nos 5 corações, língua vermelha e seca, pulso rápido e fino
Maciocia (vazio de yin do coração): acordar muitas vezes à noite, garganta seca, agitação mental, palpitações, sudação nocturna, memória fraca e calor na palma das mãos, língua vermelha sem capa, pulso flutuante e vazio.
Maciocia (vazio de yin do fígado): acorda durante a noite, sonhos abundantes, fala durante o sono, sonambulismo em casos severos, irritabilidade, garganta seca, visão nublada, sensação de calor, dor ocular e olhos secos, pele e cabelos secos, tonturas, língua vermelha sem capa, pulso flutuante e vazio, especialmente do lado esquerdo.
Zhixian (subida de yang por vazio de yin): agitação, insónia, dificuldade em adormecer, sensação de calor no peito, agitação, palpitações, zumbidos, tonturas, amnésia, fraqueza da zona lombar e joelhos, boca seca, emissões nocturnas.

Deficiência do coração e vesícula por timidez
Tietao Deng: Dificuldade em adormecer à noite, pesadelos, acorda facilmente com medo, ocorre após a pessoa sentir grande medo ou após um distúrbio na essência-mente (spirit). Palpitações desencadeadas pelo susto ou medo, timidez, agitação mental, sem fome ou sede, língua pálida. É mais comum em mulheres do que em homens.
Maciocia: acordar muito cedo sendo incapaz de adormecer novamente, sono leve, grande quantidade de sonhos, propensão a se assustar com muita facilidade, perda de iniciativa e positividade, timidez, palpitações, dispneia e astenia, língua pálida com rachadura no coração, pulso vazio.
Zhixian: insônia, facilidade em acordar após adormecer, sonhos intensos, timidez, assusta-se facilmente, astenia, palpitações, sudação espontânea, respiração curta.

Deficiência do coração e baço
Tietao Deng: insônia na medicina chinesa caracterizada por sonhos frequentes e facilidade em acordar após adormecer. Palpitações, perda de memória, face amarela, perda de apetite, astenia.
Maciocia: este padrão é descrito como vazio de sangue do coração e baço. Isto permite confusão entre o vazio de sangue do coração ou a deficiência conjunta destes 2 órgãos. Uma vez que se dá atenção à deficiência conjunta dos 2 órgãos decidi colocar este quadros em comparação com o descrito por Tietao Deng. Os sintomas são: dificuldade em adormecer, palpitações, astenia, pouco apetite, ansiedade moderada, visão nublada, tonturas, memória fraca, «face pálida, língua pálida.
Zhixian: sonhos intensos, facilidade em acordar após adormecer, sono leve, amnésia, palpitações, tonturas, perda de apetite, palidez, astenia.

Rim e Coração não comunicam
Tietao Deng: Insônia com palpitações, tonturas, perda de memória, zumbidos e lombalgia ou fraqueza da região lombar. Boca e garganta secas, febre vespertina, emissões nocturnas durante os sonhos, sudação nocturna, língua vermelho púrpura ou aversão ao frio, região lombar e membros inferiores frios, língua pálida.
Maciocia: acordar muitas vezes durante a noite, dificuldade em adormecer, garganta seca, sudação nocturna, palmas das mãos quentes, memória fraca, palpitações, tonturas, agitação mental, zumbidos e dor nas costas.

Considerações finais
Devemos dar atenção a problemas de tradução ou erros de análise expostas na obra de Maciocia. Por exemplo, na página 297, quando fala sobre o padrão da deficiência de sangue do coração e do Baço/Pâncreas, refere:

“Este é um tipo muito comum de insônia, proveniente de Deficiência de Sangue. Uma vez que o Sangue é deficiente, o indivíduo não consegue adormecer com facilidade, porém uma vez adormecido, pelo facto do yin ser insuficiente, não acorda

No entanto, na página 290, ele afirma:

“Dificuldade em adormecer, geralmente indica deficiência de sangue, enquanto adormecer com facilidade mas acordar muitas vezes durante a noite, denota deficiência de yin.”

Estas 2 afirmações contrapõem-se. Numa afirma-se que a deficiência de yin gera insônia caracterizada por acordar após adormecer e na outra afirma-se que a deficiência de yin não provoca esse mesmo sintoma.

Este problema de tradução pode ser de menor importância, uma vez que ao estudarmos a fitoterapia de Maciocia, torna-se evidente a defesa de que no vazio de sangue existe, geralmente, dificuldade em adormecer e no vazio de yin incapacidade de manter um sono continuo.

Por outro lado também devemos dar atenção à análise dos sintomas expostos no último padrão clínico. Tietao Deng faz a variação de sintomas consoante exista um vazio de yang do rim ou um vazio de yin do rim. No entanto, Maciocia, só refere sintomas de vazio de yin. Curiosamente as características clínicas da insônia na medicina chinesa são: (1) dificuldade em adormecer e/ou (2) acordar várias vezes à noite.

Se por um lado parece existirem contradições evidentes, por outro, Maciocia, parece que engloba os sintomas de vazio de sangue e vazio de yin no mesmo padrão quando são os sintomas de vazio de yin predominantes. Mais uma vez temos o problema das traduções brasileiras uma vez que em determinados casos o vazio de yin se pode confundir com o vazio de sangue. Curiosamente, Maciocia refere o mesmo argumento que a Joana mas invertido.

Ao analisar Zhixian o problema do estudo da insônia na medicina chinesa adensa-se. Quando estudamos os sintomas dos padrões apresentados facilmente se destaca a semelhança que existe entre a Subida de Yang devido a vazio de yin descrita por Zhixian com o padrão de rim e coração não comunicante descritos por Maciocia e Tietao Deng. No entanto, o padrão de vazio de yin de Maciocia apresenta características da insônia distintas das apresentadas por Zhixian.

Concluindo o estudo da insônia na medicina chinesa

Quando se compara as características próprias da insônia na medicina chinesa, entre os diferentes autores, chegamos à conclusão que é impossível tirar alguma conclusão universal. Em determinados padrões, os autores estão de acordo, noutros não.

Talvez o mais prático seja fazer como Ganglin Yin parece ter feito. Dar mais atenção aos sintomas desencadeantes e acompanhantes da insônia na medicina chinesa do que à sua caracterização, propriamente dita.

Uma vez que não consegui encontrar a resposta satisfatória que pretendia, deixo ao leitor a adição de comentários e de estudos de fontes bibliográficas ou da análise da vossa prática clínica de forma a tentar chegar onde não consegui.

BIBLIOGRAFIA

DENG, Tietao; Practical Diagnosis in Tradicional Chinesa Medicine; ed. Churchill Livingstone, ISBN 0 443 04582 8; 1ª edição 1999, Londres.

http://www.thefreedictionary.com/sleeplessness

MACIOCIA, Giovani; The Three treasures; fórmulas clássicas para o mundo moderno, ed. Henrique Barros, 1996, Cascais

MACIOCIA; Giovanni; A Prática da Medicina Chinesa: Tratamento de Doenças com Acupunctura e Ervas Chinesas; 1ª Parte; ed. ROCA, ISBN: 85-7241-146-1; 1ª edição, São Paulo, 1996<

YIN, Ganglin; ZHENGHUA, Liu; Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy; Ed. New World Press, ISBN 7-80005-558-2/R·046, 1ª edição, Beijing, 2000

ZHIXIAN, Long; et ally; Tradicional Chinese Internal Medicine; edited by Beijing University of Tradicional Chinese Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1268-0, 1ª edição, 2000

NOTAS BIBLIOGRÁFICAS


Retirado de Practical Diagnosis in Tradicional Chinese Medicine, pág. 437. Uma vez que fiz a tradução do inglês para o português deixo aqui a passagem em inglês:
“At the termination of yang qi, yin qi is exuberant. This results in closing of the eyes. Ate the termination of yin qi, yang qi is exuberant. This results in waking.”
Idem, idem.
“When the movement of yang qi is quiet, then there is sleep; when the stilness of yin qi moves, then there is wakefulness. When there is sleeplessness, the disease is due to yang not interacting with yin”.
Reparei na dificuldade de traduzir os termos wakefulness e sleeplessness. Recorri ao thefreedictionary.com onde se pode ler:
Sleeplessness: a temporary state in wich you are unable (or unwilling) to sleep: “accept your wakefulness and sleep in its own contrary way is more likely to come”.
Wakefulness: a periodic state during which you are conscious and aware of the world; “consciousness during wakefulness in a sane person is pretty well ordered and familiar”
Idem, idem. Os parêntesis foram colocados por mim. Passo agora a transcrever o texto em inglês:
“Although there is not one disease that causes sleeplessness, it is governed by the spirit. When the spirit is peaceful, there is sleep; when the spirit is disquieted, then there is sleeplessness. The spirit is disquieted by the harassment of evil qi or by an insufficiency of constrution qi. When there is evil, there is generally a repletion pattern. When there is no evil, then there is a vacuity pattern.”
Maciocia, A Práctica da Medicina Chinesa, pág. 287.
Idem, idem.
Maciocia, A Práctida da Medicina Chinesa, pág. 297.