O que é a menstruação irregular na medicina chinesa?

Como o nome indica, este problema refere-se a alterações anormais do ciclo menstrual, da quantidade de sangue ou da cor do sangue.
No que concerne ao ciclo menstrual em si há que tomar em consideração 3 alterações básicas: ciclo curto, ciclo longo, ciclo irregular(1).

Em medicina chinesa chama-se Yue Jing Bu Tiao (menstruação irregular).

Na menstruação irregular costumam estar associadas alterações de ciclo e quantidade de perda de sangue. Apesar disto nos ciclos curtos costumam existir perdas profusas enquanto que nos ciclos longos as perdas costumam ser escassas (Yanfu, 2002).

A cor do sangue menstrual, quantidade, caracterização do sangue menstrual, tipo de ciclo associados a outros sintomas acompanhantes e à língua e pulso decidem qual o diagnóstico correcto em termos de MTC (Yanfu, 2002).

O diagnóstico pode ser feito ou através da análise imediata dos padrões clínicos ou partindo da queixa especificada (ciclo curto, ciclo longo, etc…).

Ciclo curto é caracterizado por ocorrer 3 a 5 dias antes do normal ocasionalmente. Se ocorrer por mais de 3 ciclos seguidos é considerado mórbido (Yanfu, 2002).

Ciclo longo é caraterizado por ocorrer 7 dias após o normal. A menstruação ocorre de 40 em 40 dias aproximadamente. Só se o ciclo se atrasar por 3 vezes consecutivas é que é considerada mórbida. Caso contrário pode ser normal. Existem 3 pontos de diagnóstico importantes: (I) a menstruação ocorre 7 dias mais tarde que o normal por 3 ciclos consecutivos, (II) exclui-se a possibilidade de gravidez e (III) exclui-se a possibilidade de doença hemorrágica se menstruação aparecer meio mês após o normal com hemorragia vaginal moderada e dor abdominal (Yanfu, 2002).

Irregularidade do ciclo menstrual é caracterizado por este ocorrer 7 dias antes ou 7 dias depois do normal.

Perdas excessivas de sangue significa que existe um aumento do fluxo de sangue ou existe um aumento do número de dias que a menstruação dura, regra geral, mais de 7 dias. Existem 3 chaves de diagnóstico importantes: (I) menorreia aumenta bastante e pára passado um tempo, (II) perdas excessivas aparecem juntamente com ciclos longos ou curtos e (III) perdas profusas ou incessantes podem indicar a existência de metrorragias ou metrostaxis (Yanfu, 2002).

Menstruação escassa significa que a quantidade de perdas sanguíneas diminuiu ou o número de dias diminuiu para 2. Os pontos chave de diagnóstico são: (I) ciclo menstrual normal mas com perdas menores, (II) a paciente não toma contraceptivos que podem alterar os sintomas (Yanfu, 2002).

DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA

Plenitude Calor no Sangue
Ciclo curto, menstruação aparece 7 dias ou mais antes do tempo previsto, em alguns casos pode aparecer 2 vezes por mês, hemorragia profusas com sangue vermelho vivo ou escuro e pegajoso e/ou espesso com possível presença de coágulos (Yanfu, 2002), sensação de calor e preferência pelo frio, sede e vontade de beber líquidos frios, lábios e boca secas, febre, agitação física e psíquica, opressão torácica, irritabilidade e acessos de raiva, urina escura e escassa, fezes secas, língua vermelha com capa amarela e espessa, pulso cheio, forte e rápido.

Vazio de Qi
Ciclo curto, hemorragias profusas de sangue pálido que podem durar algum tempo, astenia física, sonolência, palpitações, anorexia, fezes moles, agravamento da astenia após o período menstrual, suores espontâneos que podem agravar na altura da menstruação, respiração curta, sensação de vazio no abdómen inferior(2), língua pálida e marcada pelos dentes, pulso fino e fraco.

Vazio de Yin
Ciclo curto, menstruação escassa, sangue de cor escura (arroxeado) e pegajoso(3), febre vespertina, sensação de calor no peito, solas dos pés e palmas das mãos, urina escura, boca e garganta secas(4), língua vermelha sem capa e seca, pulso fino e rápido.

Vazio de Sangue
Ciclo longo, pouca perda de sangue de cor pálida, dor abdominal tipo moínha que melhora com pressão, sem coágulos, superior a 40-50 dias, dor no abdómen inferior que melhora com pressão, sensação de vazio no abdómen inferior, visão turva, unhas quebradiças, insónia, tonturas, palpitações, língua pálida, pulso fraco e fino.

Vazio por Frio no sangue
Ciclo longo, perdas escassas, sangue de cor escura (pode ser quase negro) e com coágulos, dor abdominal que alivia com calor, membros frios, aversão ao frio, língua de cor escura com capa branca e pulso profundo e tenso.

Estase de Frio no útero
Ciclo longo, perdas em pequena quantidade de sangue de cor escura (pode ser quase negro) e com coágulos, período menstrual associado a dor fixa que agrava com frio e melhora com calor, membros frios, língua com capa branca e pulso tenso.

Estagnação de Qi
Ciclo longo, perdas de pouca quantidade, dor tipo distensão no abdómen inferior e região hipocondríaca, perdas de cor vermelho escuro, presença de coágulos, distensão ou dor mamária, distensão ou dor no hipocôndrio e baixo abdómen, opressão torácica, depressão, língua com varicosidades sublinguais e pulso tenso em corda.

Estagnação de Qi do Fígado
Ciclos variados com perdas sanguíneas diferentes de ciclo para ciclo(5), sangue de cor escura, distensão no hipocôndrio e abdómen inferior, alterações psiquiátricas (irritabilidade, raiva ou preferência por cantar), dor que agrava à palpação, distensão mamária, depressão, língua com varicosidades sublinguais e pulso tenso em corda.

Humidade-Mucosidade
Perdas escassas(6), sangue de cor clara e pegajoso, sensação de peso no baixo abdómen ou no corpo todo, opressão torácica e náusea, leucorreia pegajosa, língua pálida com capa branca, espessa e pegajosa, pulso deslizante.

Estagnação de qi do Fígado com calor no sangue
ciclo curto, perdas excessivas, sangue de cor avermelhada ou arroxeada e pegajoso, distensão do hipocôndrio e mamas, depressão, agitação psíquica, raiva, sabor amargo na boca, boca e garganta secas, urina amarela escura, fezes secas e obstipação, língua vermelha com capa amarela, pulso rápido e em corda (Yanfu, 2002).

Vazio de Yin e Yang do Rim
Ciclos variados com perdas variadas(7), sangue de cor mais clara ou pálida, lombalgia, fraqueza dos membros inferiores, tonturas, zumbidos, noctúria, língua normal ou pálida, com pulso fraco e profundo.

ACUPUNCTURA

Selecção de pontos para menstruação irregular: 6VC, 3VC, 6BP, zigongxue.
Esta é uma combinação muito simples com 2 pontos locais e 1 distal.
Outros pontos a usar: 4VC, 2VC, 32B, 11R, 12R, 13R.

Selecção de pontos de acordo com os padrões clínicos:

Plenitude Calor no Sangue: 10BP, 2F, 11IG
Esta é uma combinação muito forte para eliminar calor. O ponto 11IG é um ponto geral muito usado, o 10BP é especifico para eliminar calor do Sangue e o 2F elimina calor do Fígado (uma vez que o Fígado armazena o Sangue quando existem quadros de calor no Sangue considera-se que o Fígado também está envolvido).
Outros pontos a usar: 4IG, 5TA, 14VG, 2BP, 2R, 3F, 1BP.

Vazio de Qi: 36E, 30E
Neste caso recorre-se à combinação de pontos do mesmo meridiano locais e distais com grande acção em tonificar o Qi.
Outros pontos a adicionar: 4VC, 4BP, 20B, 23B.

Vazio de Yin: 3R
Uma vez que no protocolo base já se encontra o ponto 6BP decidimo recorrer somente ao 3R.
Outros pontos a usar: 7R.

Vazio de Sangue: 10BP, 36E
O 10BP é um ponto para tonificar o Sangue e o 36E tanto tonifica o Sangue como o Qi.
Outros pontos a usar: 4IG que tal como o 36E tem acção de tonificção do Qi e Sangue forte; 17B.

Estase de Frio no útero: 4VC, 30E
Mais uma vez recorremos a 2 pontos locais muito bons no tratamento de quadros de frio (seja por excesso ou deficiência).
Outros pontos a usar: 36E, 4VC.

Estagnação de Qi do Fígado: 34VB, 3F, 36E
34VB e 3F são pontos específicos para mover Qi do Fígado e 36E move o Qi em geral sendo muito usado.

Vazio de Yin e Yang do Rim: 4VC, 23B, 3R
Esta é uma combinação base para garantir um fortalecimento do Yuan Qi e do Rim.
Outros pontos a usar: 7R, 4VG, 14R.

Pontos sintomáticos para sintomas mais relevantes:
Ciclo curto: 10BP
Ciclo longo: 29E, 10BP
Ciclo variados: 3F
Hemorragia profusa: 8BP
Astenia: 36E, 12VC
Opressão torácica: 17VC, 6MC
Distensão mamária: 41VB, 17VC, 18E, 40VB, 5TA
Respiração curta: 22VC, 7P
Tonturas: 20VB, 20VG
Zumbidos: 2VB, raiz do nervo vago
Dor hipocondríaca: 14F, 3F, 6MC
Febre vespertina: 4IG
Garganta seca: 6R, 22VC
Dor local: 32B

Palavra-chave: menstruação, útero, ciclo longo, ciclo curto, ciclo irregular.

BIBLIOGRAFIA

JUNYING, Geng; et ally; Selecionando os Pontos Certos de Acupunctura, Um Manual de Acupunctura; ed. ROCA, ISBN 85-7241-152-6; 1ª edição, São Paulo, 1996

YANFU, Zuo; et ally; Gynecology of Tradicional Chinese Medicine; Publishing House of Shangai University of Tradicional Chinese Medicine; ISBN 7-81010-657-0/R•623,1ª edição, Shangai, 2002

YIN, Ganglin; ZHENGHUA, Liu; Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy; Ed. New World Press, ISBN 7-80005-558-2/R•046, 1ª edição, Beijing, 2000

ZHIXIAN, Long; et ally; Acupuncture & Moxibustion; edited by Beijing University of Traditional Chinese Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1269-9, 1ª edição, Beijing, 1999

NOTAS DE FIM DE TEXTO

(1) Yanfu na sua obra gynecolofgy ainda refer um quarto aspecto: menostaxis.
(2) Também pode existir sensação de prolapso que a doente pode caracterizar como sensação de peso.
(3) Caso o Vazio de Yin desencadeie quadros de calor no sangue (Yanfu, 2002).
(4) Caso exista calor no sangue pode surgir erosão da mucosa bucal.
(5) Se existir um quadro de Estase de Sangue a paciente pode apresentar perdas escassas com sangue vermelho escuro e coágulos. Dor abdominal que melhora com movimento e agrava com palpação. A dor também melhora após a saída dos coágulos e agrava antes da menstruação.
(6) Se existir um quadro de calor as perdas podem ser excissivas e não escassas.
(7) Yanfu (2002) refer que neste caso as perdas são escassas e o sangue é fino. O sangue pode apresentar-se com cor clara. Sensação de frio no abdómen, micções nocturnas aumentadas e pulso profundo são outros sinais ou sintomas relevantes.

Este artigo é meramente informativo. O leitor não deve prescindir de acompanhamento médico. Este artigo pretende mostrar como seria feito um tratamento em Medicina Chinesa mas ele não é indicativo da validade do mesmo. Para mais informações pode contactar o autor do site.