Lifewave: a meio caminho entre a power balance e a medicina quântica

Faz uns tempos tentaram vender-me uns adesivos que se dizia fazerem milagres pela dor. Falo dos adesivos Lifewave. A lifewave é um cruzamento de medicina quântica em adesivo e pulseiras power balance. Promete, promete, mas não cumpre (quase parece uma sátira ao Sócrates!).

Supostamente a Lifewave aumenta de imediato a nossa força. Fizeram-me uma demonstração absolutamente ridícula relativamente aos efeitos imediatos da Lifewave. Um pouco como as demonstrações usadas pelas pulseiras power balance.

A retórica era sempre a mesma: energia, energia, energia… Se fosse possível patentear o termo energia alguém rapidamente viraria multi-milionário. Apesar de me falarem de energia, não sabiam muito bem dizer-me se era energia potencial, energia cinética ou outra qualquer forma de energia. Era energia. Outros pormenores são dispensáveis. Toda a gente gosta de usar o termo energia.

No mail que me enviaram de seguida vinha escrito:

“É Fantástico! Algo jamais visto!! Nada do que você já viu, ouviu falar ou imaginar! Nada de remédios, shakes, ervas, pílulas, drogas químicas, dietas, regimes, pó nutricional, etc. Nada para ingerir, para comer, para beber, para injectar! Nada penetra no corpo! São Patches (adesivos) Orgânicos – 100% naturais. A maioria das pessoas ainda não sabe que já existe a NOVA TECNOLOGIA para se obter uma saúde perfeita e que JAMAIS esteve disponível antes no mercado… E tudo isso está a um clique de distância!!!

Já imaginou poder eliminar qualquer tipo de dor, ou ganhar mais energia, ou mesmo dormir facilmente? Imagine poder emagrecer e controlar o peso com saúde, sem ingerir absolutamente nada, pois nada penetra no corpo!

A LIFEWAVE utiliza a moderna Nanotecnologia para estimular o sistema energético do corpo para restaurar o equilibrio do organismo. Os Adesivos funcionam com as técnicas da Medicina Oriental, para estimular com maior eficácia os pontos de Acupuntura sem nenhum uso de agulhas. LIFEWAVE é o encontro da Acupuntura com a Nanotecnologia.

Energy Enhancer: Aumenta a energia do seu corpo em 20 a 30%,rapidamente (utilizados pelo atletas em todo o mundo, pois nada entra no corpo, os pontos energéticos são activados de forma natural)…”

A linguagem energética New Age

Se é um leitor atento ao meu blogue reparou no uso de linguagem como “estimular o sistema energético do corpo” ou “os pontos energéticos” é basicamente a linguagem energética tão usada por estas vertentes terapêuticas New Age.

Também reparou que, tal como comentei noutros artigos, existe sempre uma alusão a qualquer coisa cientifica. Neste caso à nanotecnologia. É a nanotecnologia que está por trás deste segredo fabuloso. Mas não é uma nanotecnologia qualquer: é uma nanotecnologia que faz patches naturais, 100% orgânicos. Lembra-se do texto que escrevi sobre new age e movimentos ambientalistas?

Efectivamente querem fazer-nos acreditar que alguém inventou uma nanotecnologia 100% orgânica com efeitos absolutamente excepcionais para o alívio da dor e a indústria médica não tomou conta do negócio para que pudesse ser vendida a acupuntores não regulamentados. Absolutamente excepcional.

Neste momento alguns leitores devem estar a pensar no argumento falacioso “já experimentaste?” “Eu sei que as explicações para o fenómeno são erradas do ponto de vista científico, eu sei que isso nada tem a ver com acupuntura, mas já experimentaste?”, “diga lá senhor Nuno Lemos! Fala sempre mal das coisas mas já experimentou?”

Efectivamente recebi umas amostras grátis para experimentar e foi isso que fiz. Com o meu sobrinho de 3 anos. E também experimentei com alguns amigos do boxe. E depois do argumento do “já experimentou” espero que o leitor já saiba a minha resposta à extrema eficácia clínica de tamanha fraude.

Paletes de estudos científicos 

Para também não ser acusado de falta de abertura de espírito, outro não argumento, pedi artigos científicos que demonstrassem a eficácia de adesivos tão fabulosos. Felizmente existiam imensos estudos científicos. Mas todos publicados no site do vendedor.

Entre os diferentes estudos científicos publicados na página do vendedor existiam até artigos científicos onde se analisava a aura. Sem dúvida que só pode ser cientifico. O que é que existe de mais cientifico que as auras? Curiosamente nenhum dos artigos que tive o prazer de observar vinha de revistas científicas especializadas. Procurei na b-on e nada. Não existiam publicações científicas que falassem sobre a lifewave.

O leitor deve estar curioso relativamente à milagrosa nanotecnologia 100% orgânica que está por trás deste segredo altamente eficaz. Eu vou satisfazer a sua curiosidade. Os adesivos Lifewave são compostos por:

“Construída a partir de materiais orgânicos (listado no GRAS), ou seja, água, oxigênio, glicose e Aminoácidos (L-estereoisômeros derivados de pigmentos de frutas).

Uma solução aquosa é injetada em um reservatório com um pequeno disco de tecido, selado entre 2 pedaços de polietileno médico impermeável à água.

O tecido serve como um modelo que permite a moléculas para cristalizar a partir da solução formando uma antena matriz composta de cristais em nanoescala.”[i]

Sem dúvida. Isto é nanotecnologia de ponta que actua no sistema energético do corpo.

NOTAS FINAIS


[i]Constructed from organic materials (GRAS listed), namely WATER, OXYGEN, GLUCOSE and

AMINO ACIDS (L-stereoisomers derived from fruit pigments). An aqueous solution is injected

into a reservoir containing a small disc of fabric, sealed between 2 pieces of waterimpermeable medical-grade polyethylene. The fabric serves as a template which allows the

molecules to crystallize out of solution forming a matrix antenna composed of nanoscale crystals.

Retirado de: .