Licenciatura de acupuntura que considero melhor

Uma vez que nesta altura do ano os meus artigos sobre cursos/licenciatura de acupuntura/medicina chinesa geram sempre algum mal estar decidi publicar este artigo de forma a esclarecer alguns pontos relativamente àquela que considero a melhor licenciatura de acupuntura a tirar.

Numa situação em que a acupuntura não está regulamentada, não existem licenciaturas homologadas e nos encontramos na presença de uma série de licenciaturas (uns com mais qualidade que outros), eu uso 3 parâmetros de avaliação:

1 – conteúdo programático e número de horas teóricas

2 – conteúdo programático e número de horas práticas

3 – número de horas em estágio clinico.

licenciaturas que são pobres, especialmente nos dois últimos pontos, devem, na minha opinião ser evitadas. Qualquer licenciatura de fim-de-semana ou as atuais licenciaturas online não são licenciaturas que se aconselhem pois não vão dar a bagagem prática necessária.

No entanto existem algumas escolas que oferecem licenciaturas a tempo inteiro. E por muitas deficiências que tenham são preferíveis às licenciaturas de fins-de-semana ou licenciaturas on line. Desses cursos destaco 3 por se ouvir falar mais ou por conhecer melhor.

Licenciatura de acupuntura a considerar

ESMTC (Escola Medicina Tradicional Chinesa)

– licenciatura de acupuntura a tempo inteiro. É a escola onde dou aulas pelo que a minha opinião sobre a mesma é sempre condicionada. Acho que nesta fase está a sofrer de um excesso de influência new age com conceitos esotéricos sendo que acaba por existir um choque entre perspetivas científicas e esotéricas (quando digo choque refiro-me ao impacto que isso possa ter no aluno).

APAE (Associação Portuguesa de Acupuntura Elétrica)

– é uma escola de acupuntura japonesa. Não ensina medicina chinesa e como tal a fitoterapia passa completamente ao lado. Mas ensina massagem japonesa. Em termos de ensino de eletropuntura e conhecimento científico é, na minha opinião, a melhor escola em Portugal.

UMC (Universidade de Medicina Chinesa)

– falo da licenciatura de acupuntura a tempo inteiro e não o curso de fim-de-semana (devem tomar atenção à publicidade que se faz pois muita dela é enganosa. Por exemplo: a licenciatura pós-laboral não dá o reconhecimento pela universidade chinesa que dá a licenciatura a tempo inteiro). Como afirmei noutro artigo teoricamente oferece um bom conteúdo programático e bons períodos de aprendizagem prática com estágio clinico.