O que é a estagnação de qi?

A estagnação de qi decorre da formação de um bloqueio que não permite a mobilização do qi. Os sintomas são descritos como consequência da estagnação das funções regulares do qi e dos órgãos envolvidos. No entanto, um estudo mais aprofundado dos órgãos, é necessário para se compreender bem todos os diferentes contextos em que os sintomas podem aparecer.

Os sintomas da estagnação de qi

Oligomenorreia: a Estagnação de Qi geralmente afeta o Fígado e este é responsável pelo armazenamento do Sangue durante a noite pelo que uma Estagnação de Qi pode afectar o correcto cumprimento das suas funções diminuindo, assim, a quantidade de fluxo menstrual.

Ciclo longo: pelas mesmas razões apresentadas acima se compreende o aumento de tempo entre os períodos;

Síndrome doloroso: o bloqueamento da circulação do qi traduz-se pelo aparecimento de dor e é muito comum o aparecimento de dor na zona do hipocôndrio. Esta dor caracteriza-se por distensão. Aparece na zona do hipocôndrio quando está diretamente relacionada com o Fígado. No entanto pode aparecer noutras zonas do corpo como peito e abdómen. A distensão é a característica geral da estagnação de qi. Esta dor também não é muito fixa. Também tende a melhorar com movimento.

Massa e tumores: segundo a Medicina Chinesa os tumores devem-se ao bloqueamento do Qi. Este, parado, tende a criar massas e congestionar-se em determinado local. A formação de massas, pode ser caracterizada pelo seu aparecimento e desaparecimento.

Estados emocionais: depressão, irritabilidade são sintomas de foro psíquico muito associados à estagnação de qi do fígado. Regra geral muitos dos sintomas físicos como a dor com sensação de distensão agravam com os quadros emocionais.

Língua: apresenta varicosidades sublinguais.

Pulso: apresenta-se tenso. Se existir patologia do Fígado e/ou Vesícula Biliar o pulso pode sentir-se em corda.

Este padrão também pode provocar uma sensação de astenia, mas é uma falsa astenia pois o qi não está em vazio mas estagnado. Uma situação que estimule a pessoa faz com que ela ganhe energia de um momento para o outro. Este tipo de astenia melhora com o movimento pois deve-se ao qi estagnado e o movimento põe o qi a circular.

By | 2016-12-28T20:48:27+00:00 Novembro 28th, 2008|PADRÕES CLINICOS, QI|1 Comment

About the Author:

Licenciado em Medicina Chinesa pela Universidade de Nanjing, foi professor de Acupuntura Clinica na ESMTC contando com quase 15 anos de prática clinica.
O autor tem como hobbies a escrita, a magia, a dança e o santd up comedy. Neste site usa-se a escrita para divulgação da Medicina Tradicional Chinesa.

One Comment

  1. […] QI Estagnado: http://nunolemos.com.pt/estagnacao-de-qi/ ALIMENTOS QUE REMOVEM A ESTASE DE XUE(sangue): açafrão, açafroa, açúcar mascavo, agrião, […]

Deixar uma resposta