Cursos de acupuntura online

Em textos antigos fui muito critico dos cursos de acupuntura online ou dos cursos online de medicina chinesa. Mas pessoalmente sou a favor de alguns tipos de cursos online.

A questão, para mim, não é se os cursos de acupuntura online são maus. Em qualquer curso devemos sempre levantar duas questões muito importantes. É a resposta a estas duas questões que me indicam qual o modelo de ensino que pretendo usar e qual aquele que eu acho mais eficaz.

As duas questões são simples:

1 – o que vou ensinar?

2 – a quem vou ensinar?

Ou seja, como professor tenho de me preocupar com a minha mensagem e com as pessoas que a vão receber. Sou critico dos cursos online de acupuntura pois eles pretendem ensinar determinadas matérias através dos meios errados para as pessoas erradas.

A acupuntura como algo profundamente prático tem obrigatoriamente de ter uma componente prática muito intensa. Cursos para ensinar acupuntura sem prática, simplesmente não são bons. Os cursos online não possibilitam ao aluno ter as aulas práticas que ele precisa.

Tipo de cursos de acupuntura online que eu considero úteis

Eu sou contra cursos online de acupuntura mas não sou contra cursos online para acupunturistas. Ou seja cursos que ensinem novas metodologias de trabalho a um grupo de pessoas que já tem prática e uma metodologia de trabalho base.

Por exemplo, eu dou cursos de acupuntura para fisioterapeutas. Estes cursos tem uma componente prática grande, tanto no estudo da topografia dos meridianos como no treino com agulha de acupuntura. Ou seja cursos online de acupuntura para fisioterapeutas seriam um erro grande.

Mas a mesma matéria pode ser ensinada online a acupunturistas. O estudo de novas formas de pensar os pontos de acupuntura e a sua puntura pode ser ensinada em cursos online a esse tipo de profissionais. Neste segundo caso as pessoas que iriam receber a mensagem não precisavam de aprender a componente prática. A componente teórica domina.

Conclusão sobre os cursos online para acupunturistas

As duas questões levantadas neste artigo definem no fundo tudo o que é necessário para tornar válidos cursos online de acupuntura. Saber definir o que se vai ensinar e o tipo de alunos a que vai ser passado esse conhecimento é a base para se definirem bons cursos de acupuntura online. É a diferença entre uma formação avançada para licenciados e uma licenciatura de base.